terça-feira, 16 de agosto de 2011

Conceito qualitativo de energia, força e inércia

Definições:

- Inércia é aquilo que faz uma coisa qualquer perseverar em sua velocidade, direção, formato etc.

- Força é aquilo que altera a inércia (muda velocidade, direção, formato de alguma coisa).

- Energia é a capacidade de uma força para alterar a inércia.

Dadas essas definições, e tendo em vista construir uma concepção filosófica/física imanente (i.e. que não recorre a algo fora da física, fora da matéria), fica claro que a inércia é que é "substancial", pois é perseverando em sua velocidade, direção, formato etc. que as coisas são levadas a se cruzarem acidentalmente no espaço e tempo, quando então, nesse cruzamento, as coisas alteram reciprocamente sua velocidade, direção, formato, etc., manifestando assim o que chamamos de força. A inércia é a "causa substancial", enquanto a força é um "efeito acidental".

Enquanto a inércia é o que faz as coisas perseverarem (em sua velocidade, direção, formato etc.), a energia é a capacidade das coisas (que se perseveram) para se cruzarem acidentalmente e se alterarem reciprocamente, manifestando o que chamamos de força. Como capacidade de exibir força, a energia é apenas um constructo teórico, uma expectativa, a energia não é algo com realidade própria.

Na troca de energia, a conservação de energia significa apenas que a "capacidade de cruzamento" das coisas, no total, se persevera: ou seja é apenas outra expressão da inércia.

Resumo/conclusão: 

Só há força quando há o "cruzamento ao acaso" das inércias das próprias coisas. A força não é algo "intrínseco" a nada, mas relativo, ela é um "acidente", já que as coisas só mostram força quando se encontram com outras coisas, ou seja, quando se "trombam" no espaço graças à própria inércia de cada uma. Em suma: a força só existe quando as inércias se "trombam". Do mesmo modo, a energia não possui substância própria, e não só é relativa, como também é teórica, já que ela é a a nossa expectativa teórica ou estimativa da capacidade maior ou menor para que a inércia de uma coisa qualquer "trombe" com a inércia de outra coisa qualquer. Ao trocar energia, as coisas alteram sua disposição espacial, isto é, mudam sua capacidade de se "trombarem"; algumas ganham mais capacidade e outras perdem, mas no somatória total, a capacidade de se trombarem é conservada, e isso explicaria o princípio de conservação de energia, que seria então mais uma consequência da inércia.

A inércia é que é fundamental.

Assim, surgem novos elementos para repensar o que foi dito anteriormente no texto "Uma arkhé Acidental?" . Tarefa futura.

Humana Esfera, 8/2011

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    .