- Teoria comunista telegráfica (2018)
(English version: Telegraphic communist theory)
Uma apresentação telegráfica da teoria comunista. Conceitos básicos: propriedade privada, capital, proletariado, luta de classes e comunismo.- Propriedade privada, escassez e democracia (2014)
(English version: Private property, scarcity and democracy)
Descrição básica da sociedade comunista a partir das condições concretas atualmente presentes. Originalmente escrito como uma resposta aos (pseudo)"libertários" que vêem a escassez como uma consagração natural, objetiva e eterna da propriedade privada e do mercado, também descreve uma perspectiva sobre as limitações da democracia em relação à transformação das condições materiais de existência.
- Contra a metafísica da escassez, copiosidade prática (2016)
(English version: Against the metaphysics of scarcity, for the practical copiousness)
Uma resposta à seguinte objeção ao texto anterior: "A abundância (superação da escassez) é impossível, uma vez que vivemos em um universo com recursos limitados, não só econômica mas fisicamente; portanto superar a escassez é uma exigência metafísica, absurda, que necessitaria uma automatização total do universo infinito para entregar à cada indivíduo, elevado ao status de um deus, a realização de seus menores caprichos e arbitrariedades."- Condições de existência universalmente interconectadas/interdependentes (2015)
(English translation: Universally interconnected / interdependent conditions of existence; traduction française: Conditions d’existence universellement interconnectées/interdépendantes)
Este texto procura demonstrar que defender "identidades", "nações", "zonas étnicas", "comunidades", "países", "autarquias", "territórios autônomos" ou "áreas autogeridas" é o mesmo que reivindicar o estabelecimento novas propriedades privadas e, consequentemente, novos capitais e novos estados.O artigo também aborda a questão da irrupção da comunidade humana mundial que suprime a propriedade privada simultaneamente em todo o mundo.- Propriedade privada, substância do Estado (2016)
(English version: Private property, substance of state)
Uma análise detalhada e concisa do que é o estado e como ele funciona. Também apresenta uma história do Estado.- Contra o patriotismo - abaixo as fronteiras nacionais! (2012)
(English translation: Against patriotism - against nationalism - down with the national boundaries!)
"Se a corja vil, cheia de galas, nos quer à força canibais, logo verão que as nossas balas são para os nossos generais." (A Internacional)
Uma crítica à família, bem como às idéias de reformá-la. O artigo também trata das mudanças da família na sociedade capitalista, nas quais há uma crescente subsunção real da reprodução humana ao capital.
Como exatamente transformaremos na prática o mundo em uma semana?
- Greve e produção livre (2014)
Quando a maioria dos trabalhadores está no setor de serviços, será que a tática de greve ainda faz sentido se o proletariado usa esses serviços em suas vidas cotidianas? Como podemos incentivar a solidariedade de classe neste caso?
Crítica da ideologia da estratégia a partir da perspectiva do conceito de composição de classe.- Por que as greves e manifestações são hoje sistematicamente derrotadas em todo o mundo? (2017)
Por que?
(English translation: Class struggle in the Cuba enterprise)
Sobre o capitalismo nacionalizado de Cuba.
Sobre as ilusões quanto à inteligência artificial e renda básica universal.
História social da internet. Também sobre a "internet das coisas", gameficação do comando, UBERização, etc. E as mudanças radicais das condições sociais de vida e de produção que estão acontecendo.
Um breve texto sobre os princípios da ética materialista, nosso poder de mudar as circunstâncias da vida cotidiana e criar e desenvolver nossas capacidades e necessidades.
Artigo filosófico que critica a metafísica da escassez, amplamente utilizada (como "pressuposto inquestionável") para justificar o status quo, a repressão, a troca de mercadorias, o Estado, a exploração, etc. - como uma verdadeira teodicéia, uma justificativa imaginária dos sofrimentos e males do mundo. Mostra como a economia e a ecologia são variações dessa mesma metafísica, radicalizadas pelo fetichismo da mercadoria que permeia a subjetividade na sociedade capitalista moderna. E há um adendo que trata da "dádiva" pré-capitalista.- Contra as recompensas e punições (contra a meritocracia, contra a coerção) (2014)
(English translation: Against rewards and punishments (against meritocracy, against coercion))
Texto curto abordando a questão das recompensas e punições, lei, estado de direito, meritocracia e trabalho assalariado.
Sobre o difícil problema cotidiano do surgimento de espirais de violências mútuas, que implicam a ilusão de supor que o recurso ao poder ou à classe dominante seria a única solução. Como evitá-las e resolvê-las de maneira a subverter toda tentativa de restabelecer a hierarquia e a sujeição aos poderosos? Também critica essa puerilidade chamada "empatia".
O maquinismo atrativo - a teoria da atração apaixonada (trechos) (Charles Fourier, 1808-1858)
O índice de todos os textos (organizados por assunto e também por autor) publicado neste site pode ser encontrado neste link: Sobre humanaesfera.
Reunimos aqui uma série de livretos/brochuras com conteúdos deste site que podem ser impressos autonomamente por quem tiver acesso a uma impressora:
Este livreto contém os seguintes textos:
A internet: uma história de invocação, bolhas e subsunção ao capital
Inteligência artificial, desemprego e renda básica universal: mais uma panaceia da classe proprietária
A gamificação do comando: "Crédito social"
O mecanismo atrativo: a teoria da atração apaixonada de Charles Fourier e
Extratos de L'Humanitaire, a primeira publicação comunista libertária
Trechos de L'Humanitaire, a primeira publicação comunista libertária (1841)
Para ler como e-book, baixe a versão EPUB ou esta versão PDF.
Transformação da vida cotidiana - ética, autonomia, classe solidariedade e abundância na prática
Humanaesfera #4 (número especial sobre transformação da vida cotidiana). Quarta brochura (livreto) com conteúdos deste site.
- Autonomia, espiral de violências e apelo à força (i.e. à classe dominante)
- Contra as recompensas e punições (contra a meritocracia, contra a coerção)
- Ação direta VERSUS trabalho de base
- Contra a estratégia
- Abolição do trabalho e a questão do circuito produtivo global no comunismo
Para ler como e-book, baixe a versão EPUB ou esta versão PDF.
- Contra a metafísica da escassez, copiosidade prática
- Condições de existência universalmente interconectadas/interdependentes
- Greve e produção livre
- Propriedade privada, substância do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário