tag:blogger.com,1999:blog-1993399945719319594.post8349739943112427710..comments2024-02-27T16:10:52.917-03:00Comments on Humanaesfera: Propriedade privada, escassez e democraciahumanaesferahttp://www.blogger.com/profile/11507987262375154839noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-1993399945719319594.post-48800788265658992782021-07-13T22:20:19.626-03:002021-07-13T22:20:19.626-03:00Confiram: https://anarkio.net/wp-content/uploads/2...Confiram: https://anarkio.net/wp-content/uploads/2020/02/comunismolibertario.pdfWilliam Andrews Hermenegildohttps://www.blogger.com/profile/06314033441809201214noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1993399945719319594.post-8366224453169569182016-12-23T17:19:43.770-02:002016-12-23T17:19:43.770-02:00Comentário de anônimo de março de 2016
"Text...Comentário de anônimo de março de 2016 <br />"Texto muito bom, mas tenho algumas ressalvas a fazer para contribuir com o debate. A escassez existe quando não ha o suficiente para o uso de todos, como li em outro artigo nesse blog, e é essa escassez que cria os contratempos chatos (democracia, trabalho etc) e por isso a superação da escassez é o caminho natural em uma sociedade libertária. É um ponto de vista interessantíssimo, mas ignora alguns fatores materiais que se colocam no caminho dessa busca pela abundancia plena. O primeiro deles é o tempo, escasso e além das capacidades humanas de superação, o tempo age como um limitador real a todas as ambições humanas. O tempo é implacável e presente em toda a parte. O outro fator é o irmão do tempo, o espaço. A realização das ambições humanas é limitada a seu espaço físico e sua capacidade, aumentado através da sua cooperação social e desenvolvimento técnico (que por acaso é sempre cooperativo). E é justamente essa necessidade da comunidade para a superação da limitação individual, que é a necessidade da "autogestão" e do "federalismo"."<br /><br />Resposta de Humanaesfera de abril de 2016:<br /><br />Valeu. O texto tem alguns problemas, é verdade, mas não propõe superar transcendentais como o tempo e o espaço. A escassez colocada em termos de transcendentais é metafísica, não material, não social. É contra essa metafísica que trata a continuação desse texto, "Contra a metafísica da escassez, copiosidade prática" [http://goo.gl/VLbSWC]. Quanto à autogestão, a questão é: autogestão de que? Se for autogestão de empresas, essas propriedades privadas autogeridas, por necessitarem trocar entre si mercadorias (troca de equivalentes), concorrerão por compradores, se submetendo automaticamente ao ditame de cada uma ser mais competitiva do que a outra. Isto é, serão obrigadas a buscar monopolizar o mercado ao máximo que puderem, porque senão perderão os compradores de suas mercadorias para outros concorrentes, indo à falência. Para não falir, terão de personificar a figura do capitalista, ainda que disfarçada como comissões administrativas formadas democraticamente, que terão a prerrogativa de recompensar e punir para forçar os trabalhadores a trabalharem o máximo pelo mínimo, de modo a acumular capital e não ser engolida pela concorrência. A autogestão das empresas não passa de autogestão da própria exploração. <br /><br />Por outro lado, autogestão parece fazer sentido se ela for entendida como indivíduos se associando livremente e autonomamente conforme suas necessidades, desejos, projetos etc para buscar realizá-los com os meios sociais de produção livremente acessíveis a todos, ou seja, meios que deixaram de ser propriedades privadas (cuja relação entre si, por definição, é a troca de equivalentes, a concorrência etc), e, pelo contrário, passaram a ser uma rede mundial de fluxos materiais interconectados de modo imanente (isto é, não mais submetido a nenhum critério social supostamente acima das necessidades dos indivíduos que se associam autonomamente, ao contrário de hoje, em que o dinheiro, o Estado e a hierarquia são os critérios desumanos para decidem tudo). O aparecimento da escassez e da abundância em pontos ou regiões dessa rede de fluxos imanentes é então tratado caso a caso pelos indivíduos que se associam livremente mundialmente para buscar satisfazer suas necessidades, desejos, projetos etc. <br /><br />Quanto ao federalismo, como o modo como os indivíduos se associam entre si é múltiplo (pois cada um de nós temos necessidades, desejos, projetos etc extremamente diversificados ao mesmo tempo) e pode se dar através das mais diversas formas organizativas (conforme considerarem adequada ao que querem fazer com relação a cada uma de suas múltiplas necessidades), parece ruim pré-estabelecer ou privilegiar alguns poucos modos de associação (territorial, industrial ou de consumidores) e uma única forma organizativa (federações desses modos de associação). A proposta de federalismo parece então limitar e fechar muito a perspectiva de uma transformação libertária da sociedade.humanaesferahttps://www.blogger.com/profile/11507987262375154839noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1993399945719319594.post-43932521042009146612016-06-28T01:36:28.538-03:002016-06-28T01:36:28.538-03:00Excelente texto Excelente texto Paulo Eduardo Rodrigues Leite https://www.blogger.com/profile/11846733750951919214noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1993399945719319594.post-74554542020897700042016-03-24T23:36:57.652-03:002016-03-24T23:36:57.652-03:00Valeu pelo link.Valeu pelo link.humanaesferahttps://www.blogger.com/profile/11507987262375154839noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1993399945719319594.post-33931190403843398642016-03-24T13:06:24.962-03:002016-03-24T13:06:24.962-03:00O MITO DA DEMOCRACIA
http://blog.movimentozeitgeis...O MITO DA DEMOCRACIA<br />http://blog.movimentozeitgeist.com.br/o-mito-da-democracia/Anonymousnoreply@blogger.com